Coquetel 40% off



Para não esquecer: técnica da associação

Data do post: 01/08/2016

Quem nunca se esqueceu de comprar um dos produtos de uma lista? Isso acontece com todos nós. E a solução para esses pequenos esquecimentos do dia a dia pode ser divertidíssima.

É muito mais difícil memorizar fatos, datas, objetos de forma isolada. O sucesso de nossas memórias deve-se, na maioria das vezes, a um conjunto de informações conectadas. Isso explica a terrível sensação de estarmos frente a frente com a pessoa a quem acabamos de ser apresentados e não nos lembrarmos do nome dela. 

Para reduzir a possibilidade de constrangimentos como esse, podemos recorrer à técnica de associação, também conhecida como sistema de links. Consiste em usar a imaginação para criar associações entre objetos aleatórios, imaginando cenários e imagens divertidas. Quanto mais criativa for a sua imaginação, mais fortes serão as conexões entre as informações. E quanto mais forte as conexões, melhor será a sua memória.

Podemos criar os links de duas formas: pelo exagero e pela visualização. Imagine situações surpreendentes, estranhas, engraçadas. Por exemplo, para lembrar- se de uma lista de compras com os itens banana, castanha e refrigerante, crie uma situação inusitada.Você descasca uma banana e dentro tem uma garrafa de refrigerante cheia de castanhas! Imagine a situação por alguns segundos. Apesar de inesperada, a situação será facilmente acessada em sua memória. 

Quanto mais divertida e louca parecer sua associação, melhor será sua memória do fato, dos objetos e das pessoas relacionadas. Lembre-se: situações incríveis são memoráveis. 

Saúde