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Como tirar proveito do estresse

Data do post: 03/12/2018

laugh Pratique exercícios: Pelo menos 30 minutos, três vezes por semana. Escolha, de preferência, uma atividade não competitiva. Alongamento e programas relaxantes, como ouvir música, ler, viajar e sair com os amigos reduzem o nível de estresse. Os exercícios melhoram a capacidade física e mental, aumentam a imunidade e atuam contra a depressão.

laugh Pensamento positivo: Otimistas sofrem menos sintomas físicos de estresse. Se você vive em estado de alerta e de ansiedade pela antecipação de desastres que nunca acontecem, o seu corpo terá as mesmas reações de estresse como se realmente esses acidentes tivessem ocorrido.

laugh Evite conclusões precipitadas. Diante de um obstáculo, procure soluções em vez de consequências. Veja seus amigos com maior frequência. Eles são grande fonte de apoio emocional. Ter um animal de estimação acalma, mas isso não vale para todos os casos.

laugh Tenha tempo para relaxar: Descanse, contemple, reserve tempo para você. Tire pelo menos um dia ou algumas horas na semana para esquecer qualquer informação relacionada ao trabalho. Tente diminuir o seu número de tarefas. Uma dica é listar tudo o que precisa fazer diariamente. Sempre dá para cortar alguma coisa. Não se comprometa demais. Não diga sim automaticamente. E procure delegar.

laugh Mantenha o foco: Interrupções aumentam o seu nível de estresse. Quando estiver focado numa tarefa, faça o possível para não ser interrompido. Resolva de imediato apenas urgências. E se acha que está sempre correndo, ou sob pressão, se organize para ter uma reserva de tempo.

laugh Controle suas finanças: Desorganização financeira tem grande peso no aumento do nível de ansiedade ou depressão. Uma dica é consultar um especialista para aprender como mudar seus hábitos financeiros. Por exemplo, tenha metas para quitar uma determinada dívida; planeje seus gastos e pagamentos e tente poupar para se sentir mais motivado.

laugh Coma de forma saudável: Evite alimentos gordurosos, embutidos e ricos em açúcar. O estresse, por si só, libera hormônios que contraem os vasos. Uma dieta desequilibrada contribui para a formação de trombos nas artérias. Corte ao máximo o consumo de álcool e cafeína, substâncias estimulantes. Prefira bebidas quentes, relaxantes, chás de ervas, leite desnatado morno e chocolate quente.

laugh Ria muito: Rir alivia a tensão porque libera naturalmente endorfina, substância calmante natural. Então, procure se divertir, leia ou assista a uma comédia.

 

Fonte: Connie Neal, em “Comece hoje a controlar o estresse”.

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