Segundo pesquisa recém divulgada pela Universidade da Califórnia, o fato das pessoas não serem tão pontuais tem um motivo neurológico relacionado ao sistema de localização do cérebro.
O estudo levou em conta a descoberta das células grid, localizados no hipocampo, região cerebral ligada a memória. Essas células funcionam como um GPS mental e foram descobertas por pesquisadores em 2014 (ganhadores inclusive do Prêmio Nobel de Medicina daquele ano). Os cientistas desta vez testaram essas células para compreender como o nosso mapa neural se modifica conforme a gente conhece melhor um local.
A primeira hipótese deles era que quando conhecemos um lugar com riqueza de detalhes, costumamos ter a impressão de que este local é maior do que realmente é, e que leva mais tempo para percorrê-lo do que realmente leva.
Para comprovar a tese, os cientistas reuniram um grupo de estudantes ingleses que moravam todos no mesmo prédio, em Londres. A primeira tarefa dos participantes foi desenhar, de cabeça, um mapa do seu bairro. Depois, eles precisavam apontar que trajetórias dentro do bairro faziam com mais frequência. Por último, os jovens deveriam estimar quanto tempo levariam de casa até vários pontos do mapa, apontados pelos cientistas.
Eles concluiram que nós tendemos a achar que lugares muito familiares são maiores do que realmente são. Porém, a estimativa de tempo estava incorreta, já que os estudantes subestimavam a o tempo necessário para chegar até ele.
Ou seja, o nosso cérebro tem dificuldade de calcular o tempo até compromissos rotineiros.
E você? Vive se atrasando para os compromissos por ter ficado cinco minutinhos a mais na cama?